O município de Novo Xingu considera o uso de tecnologia no campo fundamental para o desenvolvimento do agronegócio, um dos segmentos econômicos mais importantes da região. Por isso, a prefeitura busca incentivar investimentos dos produtores rurais e firmar parcerias para promover a constante evolução tecnológica.
Nesse sentido, o município adquiriu três estações meteorológicas, instaladas em pontos estratégicos para cobrir o território de forma mais eficiente. As estações foram dispostas da seguinte forma: uma na Linha São Paulo, na propriedade do Sr. Odacir Cazarotto; uma na área urbana, na Rua dos Imigrantes, próxima à Secretaria de Obras Públicas; e uma na Linha Taquaruçu Alto, na propriedade do Sr. Agenor Colet.
Essas estações são autônomas e contam com sensores profissionais de alta precisão. Elas são capazes de medir temperatura, umidade, velocidade e direção do vento, luminosidade, radiação solar, chuva, evapotranspiração, UV, pressão barométrica e ponto de orvalho.
Os dados coletados estarão disponíveis em tempo real no site oficial da prefeitura e também por meio de um aplicativo para celular, permitindo o acesso fácil e imediato às informações climáticas de todo o município.
Com o aumento da imprevisibilidade do clima, as estações possibilitarão que a administração municipal, por meio da Defesa Civil, acompanhe com exatidão os principais indicadores climáticos. Isso auxiliará no planejamento de ações de prevenção, em razão do registro do histórico dos dados, obtidos a partir das estações. Além de permitir a identificação de padrões climáticos e das áreas do município mais suscetíveis a desastres naturais.
O investimento, realizado pela Secretaria de Aquicultura e Pecuária, foi de R$ 40.779,00. Segundo o prefeito, Gélcio Martinelli, o investimento em tecnologia é um passo fundamental para garantir a segurança e a produtividade dos agricultores do município. "É importantíssimo para os Produtores Rurais acompanhar as informações do clima no momento da execução das suas atividades e do histórico das ocorrências para, posteriormente, utilizar esses dados como fonte de análise e planejamento. Este é um investimento no futuro de Novo Xingu e no desenvolvimento de nossa economia agrícola".
Por fim, o principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento local e ampliar a capacidade técnica da Secretaria de Agricultura e Pecuária no monitoramento climático, subsidiando ações no setor agrícola e na gestão de riscos ambientais.